Iniciamos nossa vida acadêmica aos 3 anos de idade e nesse processo achamos tudo muito bom.
Você se lembra quando começou a sentir dificuldades na escola ?
Em que ano/série você estava ? Como seu pais te ajudaram ?
O que consigo lembrar é que a minha dificuldade começou com o português . Eu tinha dificuldades com textos grandes e na escrita , vivia trocando as letras e não completava as frases que muitas vezes pensava que tinha escrito .
Mas por que estou te contando tudo isso ?
Por que estou relatando minhas dificuldades ?
Simples , para que veja que não está sozinho . Nos dias de hoje é mais fácil perceber e cuidar das dificuldades escolares porém, temos que ter cuidado pois estamos em uma nova era da humanidade .
É fato que a escola de hoje e o que estamos ensinando aos alunos não é nada atraente . A tecnologia e o acesso a elas levam muitos alunos a não entenderem o papel da escola e muitos passam a ter dificuldades que não estão relacionadas a uma síndrome ou situação aparente.
Aos 27 anos descobri que era disléxico, então consegui perceber que toda dificuldade com a escrita e com a língua tinha uma origem, e que todos os apertos que passei no ensino fundamental e médio poderiam ter sido mais leves se eu tivesse tido acesso a um tratamento adequado .
Mas toda essa situação me fez perceber que não saber que era disléxico me fazia ler mais vezes um mesmo texto e ter que repetir várias vezes um mesmo exercício .
Todo esse processo me fez perceber que o verdadeiro aprendizado está na repetição . Um atleta faixa preta por exemplo a diferença dele para um faixa branca está no tempo de treinamento , o faixa preta tem mais horas de treino e dedicação .
Foi assim que nasceu o MQA (Método da Questão Aplicada ). Quando comecei a dar aulas não ligava se meus alunos estavam aprendendo de fato. Não somos treinados na faculdade para isso . Mas logo fui percebendo que alguns não tinham habilidades matemáticas e que tinham sido aprovados sem esses conhecimentos .E isso é sério ;vejo em muitas escolas alunos irem de uma série à outra sem saber nada , literalmente.
As dificuldades na matemática levam os alunos a terem outras dificuldades no futuro em outras disciplinas como Física e Química .
Então vamos lá , vou falar como você pode vencer essas dificuldades :
1- Reconheça suas fraquezas !
Saber que tem uma dificuldade e reconhecer é o 1 passo . Procure levantar que tipo de dificuldade você tem Faça perguntas para si mesmo.
A) Eu consigo entender o que leio ?
B) Consigo realizar pequenas e médias operações matemáticas ?
2- Organize seus horários !
Faça um quadro de sua rotina e visualize os espaços que podem ser utilizados para estudo . Divida em períodos ( manhã,tarde e noite)
3- Arrume um local.
É muito importante ter um local para estudo , ajeite um cantinho com uma mesa e uma boa luz . O ideal é que seja um local silencioso , mas se não tiver use fones de ouvidos e bola pra frente.
4- Treine Exercícios.
Esse é o tópico mais importante , procure treinar exercícios. Perceba a lógica como foi a resolução dada pelo professor , faça perguntas a si mesmo(a) . Entenda não estou falando para decorar exercícios , mas o processo de repetição ajudará você a entender que exercícios são situações onde o examinador troca a história; um carro vira uma bicicleta , um navio vira um avião. Comece a perceber essas mudanças.
5- Mantenha um Ritmo.
Procure estudar sempre no mesmo horário , assim seu organismo começará a criar uma memória e assim a cada semana vá aumentando entre 15 e 30 minutos .
Existem outras dicas , mas ficam para os próximos posts . Procure realizar estas tarefas e volte para comentar se deu certo . Qualquer coisa estou por aqui.
Seja o primeiro a comentar!